Muitos pensam que ter alguém que coma diferente quando se vai almoçar ou jantar com amigos é um bicho de 7 cabeças. Por vezes são as outras pessoas que complicam pois não estão habituadas a lidar com isso. Desde muito pequena que faço algumas refeições fora de casa, e sim… sempre ouvi “a menina não come carne? Trago-lhe antes um peixinho, um ovo com salada e ainda temos arroz, batata ou legumes.” E é aí que passamos a explicar que não pode ser só a salada o arroz, batata e legumes!

Como tal, é bastante comum que isso aconteça quando se vai jantar com os namorados/as e com os seus pais. Nestas situações, como as pessoas não estão dentro do assunto acabam por questionar “então, só come isso?”.

Isto aconteceu muito comigo, e ainda acontece…principalmente com o pai do meu namorado, que me vê menos vezes.

Tanto eu como o meu namorado já sabemos lidar com estas perguntas e explicamos que não posso comer certos alimentos. Por exemplo, na casa dele é habitual fazer muitas tostas mistas, mas para mim… queijo e fiambre não dá! Contudo, arranja-se sempre algo que dê para mim e com o tempo as coisas vão-se ajustando.

Portanto, é possível almoçar ou jantar fora de casa, tal como frequentar as festas de aniversários!

Sempre se escolheu lugares que dessem para mim ou levo comigo algo para comer.

Ana Sofia Alves