Normalmente as crianças com fenilcetonúria acham a dieta aborrecida principalmente quando tem de tomar a mistura de aminoácidos, o que é normal, eu detestava beber o PKU quando era mais novo mas tinha de ser….

Hoje em dia já não faz diferença já há de vários sabores, e dissolvidos que facilitam e tornam o dia á dia mais pratico.

Eu como chefe de cozinha tenho uma vantagem consigo variar a minha alimentação com mais variedade, e vou conhecendo e encontrando produtos que possamos comer.

Para não acharem a dieta aborrecida ou chata, eu aconselho a variar a refeições, inventarem receitas, estar sempre atento nos hipermercados a muitos produtos bons que as vezes passam-nos ao lado, trocar ideias com outros doentes e ensinar o amigo/a ou familiares para que possam nos compreender, muita das vezes a familiares ou amigos que são solidários e comem como nós, falo por expêriencia própria. E também hoje em dia já existem as escolas de cozinha de comida hipoproteica sempre podem trocar ideias e aprendem coisas novas tudo isto torna a “nossa dieta” divertida e não ABORRECIDA.

Herve Rodrigues, Fenilcetonúria